Vinho
Falar no Douro é sinónimo de falar em vinhos. A região do Douro é fortemente conhecida pelos seus vinhos, com especial destaque para o Vinho do Porto e o Vinho do Douro. Por esse motivo, foi crescendo na região o setor do enoturismo, promovendo assim todas as atividades relacionadas com a produção vinícola, nomeadamente as vindimas.
Assim, apresentamos-lhe as melhores adegas, onde pode degustar os vinhos da região do Douro e acompanhar com a gastronomia regional, que lhe fará sempre querer voltar ao Douro.
Enoturismo
O “enoturismo é um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida. O enoturismo envolve o visitante na cultura e nos detalhes da bebida.”
(VALDUGA, 2011).
Quinta da Pacheca- Lamego
Em Lamego, a Quinta da Pacheca apresenta várias opções para quem a visita. Pode desfrutar e beber um Vinho do Porto, um Vinho do Douro ou mesmo um Moscatel, enquanto saboreia a melhor gastronomia da região, tudo isto dentro das adegas, levando-o a emergir na essência do vinho. Mas se estes não forem motivos suficientes para o fazerem permanecer, pode ainda ficar hospedado no hotel, que dispõe de SPA, ou nos bungalows com formato de barris
Quinta do Crasto- Sabrosa
Em Sabrosa é possível encontrar uma Quinta que providencia os mais variados sabores do Douro- a Quinta do Crasto. A família de Leonor e Jorge Roquette é proprietária da quinta há mais de um século, cujo o nome deriva do latim “castrum”, que significa forte romano. Quem a visita pode desfrutar de provas de vinhos, almoços, jantares que podem ainda ser complementados com passeios de barco, sendo que estas ofertas são ajustadas a cada cliente. A propriedade destaca-se ainda pela piscina da autoria do Arquiteto Eduardo Souto de Moura, que atrai muitos visitantes.
Quinta de Ventozelo- São João da Pesqueira
A Quinta de Ventozelo localiza-se em São João da Pesqueira, e foi adquirida pela Gran Cruz em 2014. Na propriedade pode desfrutar dos melhores vinhos, enquanto se deslumbra com as paisagens do Douro. Semelhantes às anteriores é possível dormir na quinta, nomeadamente no hotel rural, em quartos nos antigos balões de armazenamento de vinho, ou numa casa romântica.
Quinta da Roêda- Pinhão
A Quinta da Roêda situa-se no Pinhão, e permite a quem a visita conhecer o processo da produção vinícola. A quinta é propriedade da Croft, e a sala de visitas localiza-se nos antigos estábulos que retratam o estilo arquitetónico da região do Douro. Do mesmo modo, durante as épocas das vindimas pode desfrutar do pisar das uvas. Como se isto não fosse suficiente, a quinta está envolvida de uma paisagem natural que convida a parar e apreciar.
Quinta do Vallado, Peso da Régua
No Peso da Régua localiza-se uma das quintas mais antigas e conceituadas do Douro, a Quinta do Vallado. A propriedade localiza-se nas margens do Rio Corgo, um afluente do Rio Douro. Nas adegas pode experimentar os vinhos mais prestigiados da região, que estão repletos de história, pois a adega foi propriedade de D. Antónia Adelaide Ferreira e é possível ainda pernoitar na quinta. A propriedade é caraterizada pela mistura da arquitetura típica da região com arquitetura moderna.
Quinta do Portal- Sabrosa
Marcado por uma arquitetura moderna a Quinta do Portal, localizada em Sabrosa, proporciona uma degustação de vinhos de grande qualidade. A Quinta apresenta o conceito de “Boutique Winery”, e dedica-se à produção de vinhos do Douro, vinhos do Porto, moscatéis e também azeite. Toda a produção tem por base princípios de sustentabilidade, através de algumas medidas.